Como tirar sua licença de pesca amadora

1) para a carteira de validade nacional,  a responsabilidade pela sua emissão, que era do IBAMA  e passou para o recém criado MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA;  e

2) para a carteira de validade aqui no Estado de Minas Gerais, a recente mudança do  I.E.F.-Instituto Estadual de Florestas, que fechou seu escritório aqui no centro da cidade, mudando-se para a “Cidade Administrativa”.

Hoje a facilidade de se obter a Licença  (Carteira) de Pesca  é maior através da Internet, pois basta seguir alguns passos, conforme relatado a seguir, para se obter esse documento legal e indispensável para se pescar. Vejam como proceder:

Carteira de Validade Nacional:  Essa licença é emitida pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), e tem validade por um ano, em todo o território nacional, a partir da data de sua emissão.  Sugerimos que os amigos pescadores tirem a licença para a Pesca Embarcada,  que custa hoje R$60,00,  pois esta categoria lhes permitirá pescar tanto embarcado como desembarcado.

Os passos para tirar a licença são:

1) Entrar no site  http://www.mpa.gov.br/

2) clicar em “Nova Licença da Pesca Amadora”, lendo as informações e orientações para fazer o cadastro individual;

3) clicar em “Iniciar o preenchimento dos dados” = vão aparecer na tela  cinco opções  clique na opção de seu interesse;

4) Optar pelo indicador “Iniciar solicitação de Licença para Pesca Amadora” e responder ao questionário;

5) clicar em “Continuar”;

6) fazer a revisão dos seus dados e clicar em “Confirmar”.  Você vai obter a “Licença Provisória para a Pesca Amadora”;

7) Clique para imprimir seu  protocolo, sua “Licença Provisória”  e para obter a Guia de  pagamento.  Pague o boleto bancário em qualquer banco até o vencimento indicado. Após decorridos 10 dias úteis do pagamento da Guia, retorne ao site e clique em “Imprimir Licença Definitiva da Pesca Amadora” para ter a sua licença válida por um ano.

Carteira de Validade Estadual (Minas Gerais): Emitida pelo IEF-Instituto Estadual de Florestas, entidade responsável pela fiscalização da pesca amadora em Minas.    Sugerimos que os que fazem somente a pesca regional também tirem a carteira de pesca embarcada (custa R$53,10) pois assim estarão habilitados para a pesca embarcada ou desembarcada.

Passos a seguir:

1) Entrar no site: www.ief.mg.gov.br/pesca/carteira-para-pesca-amadora

2) Ao abrir a página “Carteira para pesca amadora”,   clicar sobre a expressão  “formulário on line”que está destacada em azul  no texto.

3) Preencher os dados pessoais e seguir os passos para a emissão da Guia de recolhimento da taxa.

No caso do IEF, a licença pode ser tirada pessoalmente também no seguinte endereço desse órgão: Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 90 – Bairro Carmo – BH– Tel. 3228.7703

Lembramos aos amigos pescadores que aposentados,   maiores de 65 anos, e menores de 12 anos não são obrigados a tirar a licença de pesca, porém deverão apresentar documentos comprovando sua condição.

Boas pescarias para todos!…

Fonte: Guia de Pesca










Mais notícias