A Pousada e Pesqueiro

Casa Principal

Fundado em 1988, a Pousada e Pesqueiro Jauru foi assim batizado em homenagem ao rio Jauru, que faz parte da Bacia do rio Paraguai, o qual passa ao lado da propriedade. Mais do que uma simples inspiração para o nome do pesqueiro, o rio Jauru serve também como fonte de água para o pesqueiro, sendo filtrada duas vezes antes de sua utilização.

Ao longo dos anos, o pesqueiro foi ampliado e aprimorado, a fim de ter a melhor infraestrutura para receber seus hóspedes.

Hoje, A Pousada e Pesqueiro Jauru tem capacidade para 24 pessoas, com todo o conforto e comodidade, diante de um dos maiores santuários ecológicos: o Pantanal.

Com uma beleza indescritível, o Pantanal é famoso por sua diversidade de fauna e flora, ocupando 230 mil quilômetros quadrados no sudoeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, estendendo-se até o Paraguai e, por isso, é considerado uma das maiores planícies inundáveis do planeta.

No verão, suas terras são inundadas pelas cheias do rio Paraguai, criando um ecossistema distinto que abriga milhares de espécies de aves, mamíferos, repteis e peixes.

Dentre as diversas variedades de peixes que você encontra aqui estão o pacu, pintado, piraputanga e dourado.

Venha curtir e relaxar com a melhor pescaria da sua vida.

O Pantanal

Os 135 000 hectares do parque – cerca de 1% da área total do Pantanal – ficam na confluência dos rios Cuiabá e Paraguai. Além de jacarés, capivaras, cervos e tuiuiús, comuns nos passeios feitos pelas fazendas, onças pintadas e ariranhas também dão as caras por aqui.

É uma região com alto índice pluviométrico (quantidade de chuvas), e periódicos alagamentos ocasionados pelo transbordamento de inúmeros córregos e lagos, cujas águas fertilizam o solo com uma camada de lama humífera (húmus), constituída por restos de animais e vegetais misturados à areia.

A flora, com predominância típica de plantas de brejo, tem em sua constituição espécies como: buriti, manduvi e carandá. Nesse ecossistema também é possível observar a caracterização entremeada da vegetação de cerrado, campos e florestas.

Considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, o Pantanal possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies.

São mais de 650 espécies de aves (garças, tuiuiús, colhereiros, socos, saracuras), 80 de mamíferos (capivara, cervo-do-pantanal, ariranhas, onças, macacos), 260 tipos de peixes (dourado, piraputanga, piauçu, mato-grosso) e 50 de répteis (jacaré-do-pantanal, sucuri), além da grande diversidade de insetos.